Pretensão salarial – Como lidar com esta questão na entrevista | Marcelo Canal

Pretensão salarial – Como lidar com esta questão na entrevista

Sabe quais são os 5 passos para você criar o seu mindset como empreendedor?
janeiro 11, 2017
Como definir o investimento certo para atingir os resultados de minha carreira ? Entenda o seu ROI
janeiro 20, 2017
Mostrar tudo

Pretensão salarial – Como lidar com esta questão na entrevista

Chegou a etapa da negociação do salário –

O que responder quando o RH pergunta  sobre a sua pretensão salarial?

Antes de sair respondendo à esta pergunta do seu entrevistador, você precisa  entender por que o entrevistador te  fez essa pergunta, já que o valor da remuneração da posição está estabelecida pela faixa de classificação salarial da empresa. Ou seja é a empresa que tem que te responder à essa pergunta. Pois ela só pode contratar dentro de um limite que geralmente varia de 10% para mais e para menos.

A resposta da empresa pode ser duas:

Porque não sabem quanto pagar quando buscam sbstituir um profissional por outro com perfil diferente. Então precisam deixar o salário aberto para não corrermos o risco de perder pessoas aderentes por causa do valor. Neste caso, até pode existir uma faixa salarial pré-determinada, mas há neste caso er uma maior elasticidade.

Ou há  um cargo novo na empresa e ainda não foi feita a pesquisa de mercado para a nova função. Vai se  buscar uma referência através da intenção dos candidatos.

Fora estas duas situações, a referência salarial é  fechada e  sem possibilidade de muita flexibilidade por parte da empresa, não haveria outra situação para se lançar uma vaga sem a referÊncia  salarial.

O que responder então?

Em primeiro lugar você deveria confirmar com o entrevistador se a posição ocupa uma das duas situações. Porque se é isto que está acontecendo, a sua pretensão passa ser importante para você entender como se encontra a situação da posição  que você está concorrendo.

E você precisa saber qual é o valor de mercado para o seu cargo/função. Nunca vá para uma negociação sem ter definido  que é um valor bom para você? Além do entendimento do  seu último salário? Como está o mercado para o que você faz? Você conhece outras pessoas no mesmo nível profissional que o seu? Pesquisa quanto outras vagas estão oferecendo? Você tem algum diferencial de mercado que possa agregar no seu currículo para pedir um salário um pouco acima, ou não tem experiência suficiente e aceita um valor um pouco menor para melhorar seus conhecimentos?

Você precisa se responder à essas perguntas para ir para uma negociação. Às vezes a negociação é a primeira possibilidade para uma conversa. Vocé precisa saber avaliar o que é o retorno para a empresa com o seu trabalho.

Fazendo estas considerações, você chegará a um valor adequado para se candidatar a este tipo de vaga. Se estiver muito abaixo ou muito acima do que o selecionador esperava, não se preocupe, aquela vaga não era boa para você. Apesar de alguns cargos terem uma variação grande de valor salarial, esta ainda é a forma de “medir” o nível dos profissionais (repare o cuidado com planos de carreira e cargos e salários atrelados a pontos e competências), e se sua pretensão ficou muito fora do esperado pela empresa, acredite que a vaga estava realmente fora do seu perfil.

Espero ter ajudado nas dúvidas, mas se tiver mais, deixe seu comentário ou sua pergunta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.