Existem quatro direções de carreira – Em qual delas o seu perfil se encaixa melhor? | Marcelo Canal

Existem quatro direções de carreira – Em qual delas o seu perfil se encaixa melhor?

As duas coisas que você precisa saber e que não vieram com o manual do seu smartphone
julho 23, 2016
Os 7 passos para o sucesso na recolocação profissional
julho 27, 2016
Mostrar tudo

Existem quatro direções de carreira – Em qual delas o seu perfil se encaixa melhor?

Antes de sair em busca de um novo emprego, decida em que direção vai impulsionar a sua carreira

Hoje o mercado de recolocação mudou muito. Com o advento da internet o acesso à muitas informações do mercado podem atrapalhar você na hora de prospectar vagas.  Ficou muito fácil você criar um perfil no LinkedIn, entrar no site de uma empresa que te interesse de trabalhar, prospectar vaga em site especializado de empregos e usar a sua rede na internet para fazer contato e até buscar indicação para uma determinada posição. São tantas possibilidades que tudo isto pode ser uma armadilha para você se dispersar e perder o foco do que está fazendo. E quando percebe já passou horas navegando na internet, respondendo seus e-mails e vendo as novidades e promoções.

Mas cuidado! Porque  não é só eliminar as distrações e filtrar as informações para conseguir manter o foco da sua recolocação profissional. Você precisa ter definido o que quer neste momento para a sua carreira. E para isto, você precisa decidir em qual das quatro direções vai impulsionar a sua carreira. Sim, a carreira possui quatro pontos cardeais que definem quatro caminhos diferentes para você se direcionar no mercado. As  quatro direções de carreira são:

  1. Querer continuar fazendo a sua carreira numa empresa e buscar um upgrade numa nova posição.
  2. Buscar investir em seu próprio negócio e até se vincular á um sócio e parceiro.
  3. Adquirir uma franquia em algum ramo de atividade no mercado que tenha a ver com o seu momento.
  4. Ser um prestador de serviços autônomo baseado em rede de relacionamento.

Naturalmente que  cada uma das quatro direções exige um perfil diferente de esforço mercadológico. Cada direção vai exigir um perfil profissional de competências próprias em cada uma delas, mas também de uma certa vocação.

Veja no exemplo que eu me refiro sobre os quatro caminhos: Se tem uma cidade X que tem falta de água potável e uma cidade Y tem em água em abundância, quais poderiam  ser as alternativas de solução para o problema?

  1. A. Engarrafar água da cidade X e fornecer água mineral na cidade Y
  2. B. Buscar investir no negócio, contratando uma empresa especializada em perfuração de poções artesianos para abastecer a cidade Y.
  3. C. Contratar uma frota de caminhões pipas para fazer a distribuição da água da cidade X para a cidade Y.
  4. D. Adquirir um caminhão pipa e fazer você próprio a distribuição. Se a atividade crescer, colocar membros da família para ajudar no negócio.

Aqui não há uma alternativa que é a certa e as outra erradas. O que há é aquela que você se sente mais interessado em realizar. Isto é a definição do seu perfil de carreira. A melhor solução é aquela que melhor se encaixa ao seu perfil.

Sabemos que hoje em dia o perfil profissional da geração mais jovem é multifuncional, o que significa que se tem potencial para seguir muitas funções em várias direções. Neste caso a solução é saber escolher qual das opções oferecem um maior retorno do investimento e com o menor tempo de preparo. Isto é que se chama de prontidão: o perfil certo, na direção certa no momento certo.  Sem esta decisão não só ocorrerá uma dispersão na busca de buscar uma nova atividade como o tempo de se colher por algum caminho é sempre mais difícil.

Veja então: Se você ainda está com dúvida mais do que um Headhunter para a sua recolocação o que você precisa é um aconselhamento de carreira. Um trabalho efetivo para ajuda-lo a decidir por que caminho seguir agora é muito mais valioso do que você imagina. Pense na sua descapitalização ao ficar parado. Com a reaquecida do mercado podemos considerar que em média entre seis a oito meses você estará empregado. Mas só depois de você ter decidido em que direção. Dependendo do resultado desta deste trabalho ele poderá influenciar decisivamente o tempo de retorno tornando o prazo muito mais curto.

Se você precisa ainda reconhecer melhor qual é o seu perfil entre em contato com  o nosso site e faça você mesmo a sua identificação. Temos o aplicativo Bússola de Carreira que faz este mapeamento para você.  Veja como ele funciona:

bussola Para quem está precisando aferir a direção da sua bússola no mercado

Deixe aqui em baixo a sua opinião, faça perguntas e em caso de dúvida teremos muito prazer em responder para você.

E se você quiser saber mais sobre esse assunto, baixe aqui  o nosso e-book :

Liderança Perfil de Equipes Altamente Produtivas.

e-book 2

Um outro temas relacionado é o artigo

As 5 habilidades para você se transformar num líder altamente eficaz

Inteligência social

– See more at: https://marcelocanal.com.br/lideranca/o-que-as-paraolimpiadas-tem-para-ensinar-o-novo-lider/#sthash.akb8BoNQ.dpuf

Assista também este bate papo informal que eu postei na internet da série Minuto Profissional isto vai te ajudar https://www.youtube.com/watch?v=Dy8hlqXFluU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.